Emasa em Ação

Duas recuperações importantes no Nova Itabuna e Urbis 4

Nova Itabuna

Um dos problemas que causam mais preocupação às equipes da Emasa é o vazamento, bem como o consequente desperdício de água. É o que aconteceu na Rua B, bairro Nova Itabuna, onde uma equipe de manutenção detectou a ruptura na tubulação de 160 mm. Com o auxílio de retroescavadeira, os homens, liderados por Jailson Oliveira, abriram o solo e fizeram a substituição do trecho danificado, evitando que aquela região tivesse atraso ou interrupção no abastecimento.

Não muito longe dali, no bairro Urbis 4, uma outra equipe com 06 trabalhadores liderada por Sânio Jobson, atuava na solução de um problema antigo: há cerca de 20 anos os moradores reivindicavam o conserto da rede de esgoto na Rua F. Em dias de chuva forte, a água era naturalmente conduzida para a parte mais baixa. Porém, com a pouca capacidade de escoamento das bocas de lobo, aconteciam grandes alagamentos, durante os quais a água invadia casas, prejudicando várias famílias.

Foram construídas duas novas bocas de lobo no tipo “Engole Tudo”, e também foi construído um novo trecho de tubulação, com maior capacidade, o que, segundo o coordenador da equipe, deverá resolver em definitivo o problema. “Cerca de 30 casas, entre residências e casas comerciais deverão ser beneficiados com essa correção na rede. Vários deles até já vieram a nós para agradecer”, disse Sânio.

Mas não é apenas a intervenção da Emasa que irá resolver a situação de alagamento desta de de outras ruas da cidade: muitos moradores ainda insistem em descartar o lixo no chão e em outros cantos inadequados. Com a chuva, todo tipo de resíduo é arrastado diretamente para as bocas de lobo e consequentemente poderão entupi-las. É preciso ter consciência e passar a jogar o lixo no lixo. Assim, sempre teremos uma cidade limpa e mais distante de problemas de entupimentos e alagamentos.

Urbis 4