A EMASA trabalhou firme na rua Almirante Barroso, durante toda esta semana na altura do número 300, no centro da cidade. Nesta rua, nas suas transversais e na Avenida Cinquentenário, onde ocorreu um grande alagamento na sexta-feira, dia 07 de março, quando caíram fortes chuvas em Itabuna, provocando transtornos aos comerciantes, moradores e transeuntes.
Os serviços de drenagem pluvial são de responsabilidade da Prefeitura. Porém, as redes de esgotos antigas são, em sua maioria, redes mistas, que comportam os esgotos e a drenagem. Devido ao problema de alagamento que ocorreu naquela área, a EMASA, que é parceira da município e trabalha para contribuir com a administração municipal, enviou suas equipes para solucionar o problema.
Com o uso da máquina retroescavadeira, o solo foi aberto a quase 03 metros de profundidade, onde as manilhas foram localizadas completamente obstruídas, devido ao mau comportamento das pessoas que jogam lixo no meio da rua. Na limpeza da rede foram retiradas sacolas plásticas, garrafas pet, entulho de construções, restos de tecidos (inclusive um paletó!) e vários outros produtos sólidos – apesar das ações de manutenção preventiva executadas pela Emasa e pela Prefeitura.
A equipe implantou mais bueiros em pontos estratégicos, o que vai contribuir para uma maior vazão da água, evitando problemas futuros. Ainda assim, com as fortes chuvas, há a possibilidade de acontecer acúmulo de água. Mas com uma boa drenagem, os alagamentos serão evitados.
Esta foi mais uma ação da Emasa para evitar transtornos no Centro da cidade, a exemplo dos serviços que já foram realizados no Pontalzinho, na Praça Adami e em outros pontos onde ocorriam alagamentos.
Adicionar comentário