Em 31 anos de sua existência, pela primeira vez a EMASA contratou uma empresa especializada em lavagem de filtros, floculadores e decantadores. De forma mecânica, atendendo as recomendações dos órgãos oficiais da saúde, a empresa Petranova (vencedora da licitação, com sede em Jacareí/SP) realiza este procedimento a cada cinco anos nas concessionárias de tratamento e abastecimento de água para o consumo humano.
Na EMASA, a lavagem dos filtros sempre foi feita de forma manual, o que, segundo os técnicos, não é a forma adequada. O Dr. Irineu Bomfim, engenheiro responsável pela Petranova, afirmou que este processo de lavagem dos filtros utilizando as máquinas especializadas “é o procedimento correto, pois possibilita a regeneração dos equipamentos”.
A lavagem através da Hidrosucção Mecanizada promove a recuperação total dos filtros. O uso de materiais filtrantes com o acompanhamento técnico especializado torna os filtros e seus componentes 100% higienizados e aptos para a utilização. Também pode aumentar muito a vida útil dos equipamentos da concessionária, fazendo com que a troca dos aparelhos seja necessária em períodos de tempo maiores. Com esse investimento feito pela EMASA, tornou-se possível manter o abastecimento da água com qualidade muito superior à oferecida nos últimos anos.
O engenheiro e técnicos Petranova estão em Itabuna desde o início do mês. Segundo eles, pelo tamanho e quantidade de filtros e floculadores da EMASA, o serviço deverá ter duração total de cerca 40 dias e já está em sua fase final. O presidente da EMASA Jader Guedes, disse estar bastante satisfeito com os resultados deste investimento. “Nossa Diretoria vai atuar até o dia 31 de dezembro buscando a melhora das condições de trabalho dos servidores e da qualidade da água oferecida a toda a comunidade”, garantiu.
Adicionar comentário