Uma reunião virtual na manhã de ontem, dia 3, envolvendo diretores da Empresa Municipal de Águas e Saneamento – Emasa e o pessoal de relacionamento com grandes clientes da Coelba serviu para aproximar e reforçar a parceria entre as duas empresas. Durante o encontro, o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho, questionou o problema ocorrido no domingo passado, dia 28, quando a estação de captação de Água de Rio do Braço e a subestação de Mutuns tiveram o fornecimento de energia interrompidos.
O engenheiro João Mateus, consultor de Relacionamento da concessionária de energia, explicou que ocorreu uma situação inesperada devido às fortes chuvas – uma árvore caiu sobre a rede rompendo um dos cabos. “Houve um fato pontual. Por isso, atuamos e conseguimos resolver em poucas horas”, disse.
Ele explicou que dentro do Plano de Inspeção para 2021, todos os alimentadores que envolvem as redes de captação da Emasa passarão por manutenção preventiva para evitar que problemas futuros ocorram. “Em 2020, todos os alimentadores foram inspecionados. Este ano, o nosso Plano de Inspeção e Manutenção dará prioridade a todas estações e subestações da Emasa, para evitar que venha acontecer falhas no fornecimento de energia”, assegurou João Mateus.
Já Cleriane Rodrigues, gerente de Relacionamento, afirmou que a Coelba vem trabalhando com manutenção preventiva, mas lembrou que a rede que fornece energia às estações de captação da Emasa, estão em áreas rurais, propícias a sofrer danos devido a eventos climáticos.
“Sempre que houver algum tipo de problema, vamos buscar resposta rápida. Pois, sabemos da importância da água, principalmente nesse momento de pandemia e vamos trabalhar para evitar problemas. Em situações muito graves, podemos avaliar a instalação de gerador, mas espero que não chegue a esse ponto”, falou Rodrigues.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Durante a reunião, o presidente da Emasa pediu que fosse realizado uma avaliação nas últimas faturas da empresa municipal, com o objetivo de reduzir custos, uma vez que a Emasa foi obrigada a utilizar o horário de ponto.
O supervisor de Relacionamento, Bruno Mattos, disse que foi feito uma simulação de otimização, com redução de demanda e alteração de tarifa para a Emasa. “Estamos realizando estudos visando reduzir os custos em relação ao consumo de energia”, lembrou Mattos.
Raymundo Mendes Filho disse que a Emasa iniciará estudos de eficiência energética para avaliar toda estrutura da empresa. “Vamos realizar um diagnóstico energético que vai avaliar nosso parque de bombas e outras áreas relacionadas, para que possamos implantar um programa de eficiência energética e assim reduzir custos com o consumo de energia”, assegurou Mendes Filho.
Além do presidente da Emasa e dos representantes de Relacionamento da Coelba, também participaram da reunião o diretor Técnico e o gerente Técnico da Emasa, Bruno Mendonça e João Bitencourt, respectivamente.
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Ascom – Emasa
04.03.2021
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