Um vídeo postado na rede digital Instagram de um denominado portal @amarelinhoitabuna, induz o eventual espectador a acreditar que há desperdício de água no reservatório do Projeto Mais Água para a Cidade, instalado no Bairro Novo Lomanto, com capacidade para três milhões de litros de água.
Desde o início desta semana, a equipe técnica da EMASA vem realizando testes para garantir que o reservatório e a nova rede de abastecimento de água funcionem de forma adequada, sem apresentar vazamentos.
Os testes hidrostático e de estanqueidade são procedimentos utilizados para verificar a integridade dos sistemas e componentes e a resistência a vazamentos, através do enchimento de recipientes que operam sob pressão. Portanto, a informação é falsa.
Também nesta semana estão sendo realizadas testagens da rede adutora que sai da Estação de Tratamento de Água (ETA), no São Lourenço, para o tanque do Novo Lomanto.
Além disso, há testes do reservatório para a rede e sub-rede, cuja água já está chegando aos bairros Mangabinha, Lomanto, Novo Lomanto, Teclo Conrado, Alto da Mangabinha, Zildolândia e Nova Mangabinha.
Há décadas, o município de Itabuna sofre com o abastecimento irregular de água. O Projeto Mais Água para a Cidade é um marco e deve ser valorizado.
Reiteramos que a citada publicação menciona uma informação inverídica, sem a devida checagem, como manda o bom jornalismo. Tal atitude não apenas induz a população ao erro e não contribui para o desenvolvimento da cidade, nem para a melhoria dos serviços essenciais que beneficiam diretamente a população.
________
Assessoria de Comunicação Social da EMASA
05/fevereiro/2025.
Adicionar comentário