A barragem do Rio Colônia, que está sendo executada pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs) e Embasa, através do Consórcio Rio Colônia, com recursos do Governo da Bahia e do Governo Federal, está com 75% das obras de estrutura concluídas. A obra tem um custo de R$ 108 milhões e é considerada essencial para garantir o abastecimento de água para os mais de 220 habitantes de Itabuna, principal centro urbano do sul da Bahia, e proporcionar a atração de novos empreendimentos na área industrial e comercial.
O andamento do projeto tem sido acompanhado pelo prefeito Fernando Gomes, que esteve recentemente visitando o canteiro de obras em Itapé. A barragem terá um reservatório de 63 milhões de metros cúbicos, com uma área alagada de 1.322 hectares, uma altura de 21,4 metros, e um volume de 35 mil metros cúbicos de concreto, formando um espelho d’água de 25 quilômetros quadrados.
Abastecimento
Além de permitir normalizar o abastecimento de água numa região que nos últimos dois anos enfrentou racionamento por conta de uma estiagem prolongada, a obra vai contribuir para a perenização do Rio Cachoeira, que corta Itabuna e tem sua foz em Ilhéus, permitindo o controle da vazão em períodos de seca e de chuvas torrenciais, o que atenuaria o risco de racionamento nos períodos críticos .
Adicionar comentário