A caixa de gordura tem como função impedir que o excesso de gordura não vá para a tubulação e chegue até o esgoto, sendo a limpeza essencial para sua boa funcionalidade. Dessa maneira, é o código ABNT NBR 8160:1999 quem estabelece as exigências e recomendações sobre o projeto, execução, ensaio e manutenção dos sistemas predial de esgoto sanitário e caixa de gordura. Com isso, o código determina que a limpeza tem de ser feita regularmente e que a vedação da caixa tem de estar em bom estado, impedindo infiltrações. Em caso de não cumprimento desses requisitos, uma multa pode ser gerada.
Quando efetuar a limpeza?
De 6 em 6 meses para as caixas localizadas em residências comuns;
De 3 em 3 meses para caixas de gordura de apartamentos;
Uma vez por mês para bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues;
No caso de grandes restaurantes e redes de fast food, é necessário que a limpeza seja realizada com maior frequência, podendo chegar a uma limpeza por semana.
O Óleo de cozinha usado por ser reciclado?
O óleo de cozinha possui, sim, reciclagem! Após utilizar o óleo, você pode armazená-lo em uma garrafa PET, lembrando-se de sempre fechar bem as garrafas para evitar vazamentos. As garrafas PET cheias de óleo usado devem ser encaminhadas às empresas especializadas.
Obrigatório Segundo Lei Municipal
A lei vale para todas as edificações, seja as de uso residencial, público e privadas, nas quais se realizem preparo de alimentos.
Para empreendimentos que utilizam uma grande quantidade de óleo, existe uma empresa que disponibiliza recipientes (bombona) para armazenamento. Você pode entrar em contato diretamente com a empresa REOBA pelo whatsApp (73) 98155-7144.