Visando colocar em prática o Termo de Ajuste de Conduta – TAC – feito entre a Emasa e o Ministério Público do Meio Amnbiente, foi firmada uma parceria entre a EMASA, Universidades Públicas e Particulares, Tiro de Guerra, entidades Civis e comunidades, com o objetivo da preservação de matas ciliares. Esta ação consiste em proteger a área da mata ciliar que, no caso do Rio Cachoeira, tem uma distância de trinta metros das margens.
Em uma área de cerca de 1.700 metros já foram plantadas mil árvores de espécies da mata atlântica. A finalidade é evitar o assoreamento do Rio Cachoeira e preservar os mananciais, a flora e a fauna.
A proteção e regeneração destas matas contribuem para o melhoramento do abastecimento de água para comunidade de Itabuna, evitando o assoreamento e consequente diminuição da vazão do rio.
A primeira ação foi executada na margem esquerda do Rio Cachoeira em Nova Ferradas, no assentamento Alemita, em local muitíssimo próximo à captação de água da Estação de Tratamento, situada em neste bairro, que bombeia para toda a cidade de Itabuna.
A segunda ação será nas margens do Rio Água Branca em frente ao Pedro Fontes onde mais mil árvores serão plantadas ainda este mês, na semana da árvore. A terceira ação será no Rio Jacaré, e está projetada para novembro próximo vindouro.
Adicionar comentário