Recentemente a Emasa – Empresa Municipal de Águas e Saneamento tem sido interpelada por autoridades políticas sobre a qualidade da água distribuída à população de Itabuna, tendo algumas delas, de maneira leviana, até informado erroneamente (no mais puro estilo “fake news”) que a mesma não possui qualidade própria para o consumo. Mas a verdade é que a água fornecida em Itabuna é tratada de maneira profissional, ética e responsável.
“A Emasa buscou inovação, novas tecnologias para o tratamento de água e vem implementando no dia a dia novos
procedimentos rígidos de controle de qualidade. Isso tem garantido à população uma água de alta qualidade, nos padrões de potabilidade”, afirma João Bittencourt, diretor técnico da empresa. “Além disso, contamos com parceiros de nível nacional no fornecimento de produtos químicos, tecnologia em processo de tratamento e melhorias no sistema”. Segundo ele, o foco da Emasa é na inovação e na ampliação do sistema. “Hoje a população de Itabuna conta com os melhores serviços de tratamento de água do Brasil”.
Laboratório
Na Estação de Tratamento de Água da Emasa, há 24 anos o controle de qualidade é feito diariamente várias vezes, por Sandra Santana, Biomédica do Laboratório EMASA. Este procedimento atende aos requisitos da Portaria de Consolidação nº 5 de 28 de Setembro de 2017. No laboratório são realizadas análises bacteriológicas e fisioquímicas.
Na ação são feitos os testes tanto na água bruta que chega aos reservatórios, quanto na água já tratada. Essas aferições são realizadas pela manhã e à tarde, com sessões extras quando há necessidade. Todas as análises são rigorosamente seguidas pela PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO e podem ser acompanhadas por qualquer cidadão itabunense.
Análises Realizadas: PH, alcalinidade, turbidez, cor, cloreto, conectividade, cálcio, dureza total, manganês, nitrato, nitrito, flúor, oxigênio consumido e análises externas.
Análise bacteriológica: Coliformes totais, coliformes termotolerantes (E.Coli) e bactérias heterotróficas.
Acompanhe a nossa análise!
Seguindo um estilo de administração pública baseada na transparência, o presidente da Emasa, Jader Guedes, convida o cidadão itabunense a acompanhar pessoalmente, in loco, os testes de qualidade realizados no Laboratório Emasa. “É muito importante para a Emasa a participação do morador da cidade no acompanhamento dessa atividade. Afinal, ele é o usuário final e a razão pela qual nossa empresa existe”, anuncia Guedes.
Agende uma visita através do nosso Call Center (0800 073 1195) ou através da Página de Contatos do nosso site oficial (www.emasaitabuna.com.br).
Adicionar comentário