Notícias

Investimentos agilizam Atividades da EMASA

A EMASA alinhada com as políticas do governo Fernando Gomes, na área de esgotamento sanitário e abastecimento de água, avança com o propósito de contribuir com o desenvolvimento do nosso município, fazendo investimentos em equipamentos, e na qualificação de seus trabalhadores, possibilitando mais agilidade no atendimento a solicitações de manutenção e conserto de problemas nas redes de fornecimento de água e de esgotamento sanitário depende de muito esforço e treinamento das equipes, mas também é necessário que o equipamento utilizado esteja à altura da necessidade apresentada.

MÁQUINAS RETRO ESCAVADEIRAS
Em Janeiro de 2017, no início desta gestão administrativa, a EMASA contava com duas máquinas retroescavadeiras. Esta quantidade é insuficiente e dificultava o atendimento das demandas, causando atrasos que muitas vezes chegavam a 20 dias, em ocorrências em que era preciso a abertura do solo para intervenções nas redes de água e esgotamento sanitário.

Foram incorporadas mais três máquinas na frota, proporcionando assim, um total de 05 máquinas trabalhando diariamente. Como resultado, o prazo de atendimento a solicitações desse tipo diminuiu para uma média de 24 horas, com tolerância máxima de 72 horas (3 dias).

Outra atitude importante para a agilidade nos serviços foi a ampliação da frota de caminhões caçamba, que somada à única disponível até então, passaram a formar um total de 03 veículos desse porte, essenciais para a sustentação das atividades de campo.

HIDROMETRAÇÃO
Uma ação muito importante foi a instalação de milhares de hidrômetros em residências e imóveis comerciais de Itabuna. Estudos técnicos comprovaram que, nos imóveis que foram instalados esses aparelhos, o desperdício de água foi reduzido em quase 100%. De janeiro de 2017 até o momento, já foram 10.928 novos hidrômetros nos diversos bairros, sendo que outros 7.200 estão prontos para ser instalados. Já está em processo de licitação a compra de mais 10 mil aparelhos para o próximo ano.

MOTORES PARA DESOBSTRUÇÃO DAS REDES DE ESGOTOS
Outro equipamento essencial para o atendimento de ocorrências nas redes de esgotamento sanitário é o equipamento conhecido popularmente como “bombinha” (máquinas de desobstrução das redes e das caixas de passagem). A Emasa adquiriu 03 novas bombinhas, que somadas às duas já disponíveis, passaram a ser 05, possibilitando o atendimento imediato a muitos chamados da comunidade.