
Um grupo de alunos do curso de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) visitou na manhã de hoje, dia 21, às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA).
Os graduandos foram recepcionados pela biomédica e bióloga Sandra Santana, responsável pelo controle da qualidade da água fornecida à população pela EMASA e tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de produção da água tratada.
O estudante Gabriel Dias Liberato, do 4º semestre disse que esse tipo de visita possibilita ao aluno, alinhar a teoria da sala de aula com a prática. “Essa vinda nossa a EMASA é a confirmação do aprendizado que a gente desenvolve durante o semestre”, comentou.
“Ver a parte teórica do conteúdo e ter a possibilidade de ver as aplicações é extremamente importante para a nossa formação como profissional, como cidadão e habitante de Itabuna, além de conhecer a empresa que fornece água pra gente”, acrescentou o futuro engenheiro.
Em sua explanação aos estudantes da UFSB, a biomédica Sandra Santana explicou que são realizadas análises bacteriológicas e físico-químicas da rede de distribuição, conforme número de amostragem, estabelecido pela legislação vigente.
“Todos os dias são coletados em média de 15 a 25 amostras em pontos aleatórios da zona urbana. Aqui na ETA, o material é analisado no laboratório, obedecendo ao que determina a Portaria nº 888, do Ministério da Saúde, que define padrões de potabilidade de água para consumo humano”, disse a biomédica.
Para Sandra Santana, esse tipo de interação da EMASA com as instituições de ensino superior serve para trazer a comunidade escolar para perto da empresa pública.
“Pra gente é gratificante poder contribuir com o aprendizado desses futuros profissionais. Além de aprimorar o conhecimento, esses alunos também passam a ser multiplicadores da EMASA, pois passam a conhecer o que é a produção da água tratada e o quanto é importante fazer o uso racional e consciente desse bem indispensável à vida”, disse a profissional.
—-
Assessoria de Comunicação Social da EMASA
21/fevereiro/2025.
Adicionar comentário