Toda empresa baiana concessionária de distribuição de água para consumo humano, está submetida às normas do IBAMETRO, que é um órgão do Estado da Bahia e representa o IMETRO, que é o órgão federal de medição.
A Emasa possui uma bancada de aferição de hidrômetro – que é o instrumento responsável pela medição da quantidade de água fornecida aos consumidores – a fim de dirimir alguma dúvida referente a quantidade do consumo de água, e tem como objetivo conferir o funcionamento dos equipamentos usados pela empresa.
O Ibametro faz a fiscalização das empresas uma vez por ano, e no final de abril deste ano foi a vez da EMASA receber uma equipe que veio de Salvador com técnicos e auxiliares, para vistoriar a bancada de aferição de hidrômetros da Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna, e, mais uma vez, os aparelhos da Emasa ganharam a certificação de que estão dentro dos parâmetros da lei. Caso houvesse qualquer irregularidade, a bancada de aferição seria interditada.
Segundo o Gerente Comercial da Emasa, Moacir Pimentel, a aferição dos hidrômetros é de fundamental importância para a empresa, porque ela dá a certeza de que os usuários estão pagando exatamente o que estão consumindo.
Adicionar comentário