Notícias

Prefeito Augusto Castro e governador Jerônimo Rodrigues firmam parceria no Projeto Mais Água para a Cidade

Imagem ilustrativa de um dos reservatórios de água tratada do Projeto Mais Água para a Cidade, que será construído pela CERB.

Durante o evento de assinatura da ordem de serviço para a construção de 696 casas e dois parques lineares para as famílias que perderam suas moradias na grande enchente de dezembro de 2021, na segunda-feira, dia 24, às 10 horas, no Teatro Municipal Candinha Dórea, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), também assinarão acordo para a ampliação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água de Itabuna, no valor de R$ 10 milhões, para construção e instalação de dois reservatórios para o armazenamento de água tratada.

 

Os reservatórios fazem parte das etapas I e II do Projeto Mais Água para a Cidade, que vem sendo executado pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) e a Prefeitura de Itabuna. Um dos reservatórios, com capacidade para armazenar 5 milhões de litros d’água, faz parte da etapa I e será instalado no Loteamento Dilson Cordier, no Bairro Novo Jaçanã. O outro, para 3 milhões de litros d’água, ficará no Bairro Novo Lomanto e contempla a etapa II.

 

Para o prefeito Augusto Castro, o Mais Água para a Cidade é uma das mais importantes obras de sua administração. “Acabar com o fornecimento intermitente de água em Itabuna é o maior desafio de nossa gestão. Quando da entrega do Colégio Estadual de Tempo de Integral Professor Adeum Sauer, no Vila Anália, apresentamos o projeto ao governador Jerônimo e ele ficou muito sensibilizado. Com o apoio do Governo do Estado vamos deslanchar essa importante obra”, disse o prefeito.

 

Segundo o presidente da EMASA, Raymundo Mendes Filho, com a participação do Governo do Estado, a obra ganha uma outra dinâmica e os esforços serão redobrados para que a primeira etapa, que contempla os bairros da zona sul de Itabuna, possa ser entregue em dezembro deste ano.

 

“Sabemos que uma obra dessa magnitude tem os contratempos, como chuva e rocha no trecho de implantação das redes e subredes. Porém, com o apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, podemos trabalhar com a previsão de inaugurar a primeira etapa ainda esse ano”, prevê Raymundo Mendes Filho.

 

A obra vai beneficiar nas etapas I e II mais de 120 mil pessoas. Os dois reservatórios serão construídos por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica (SIHS).

 

———

Assessoria de Comunicação Social da EMASA

Prefeitura de Itabuna

22/abril/2023