Moradores da Rua N, no Bairro Monte Cristo, solicitaram os serviços da EMASA para resolver um entupimento na rede de esgotamento sanitário que prejudicava várias residências daquela rua. A equipe que foi deslocada para resolver o problema encontrou a tubulação de 100 mm, muchilada (terra cedeu obstruindo a passagem de esgoto), fato que ocorre com o passar do tempo e o peso da terra. Foi constatado que em mais de dez metros não havia passagem para o esgoto, causando o retorno dos dejetos, prejudicando o funcionamento da rede.
Foi necessário o uso de uma máquina retroescavadeira, que abriu o solo em uma extensão de 18 metros. Os encanadores aproveitaram para fazer a limpeza das caixas de passagem em vários pontos da rua, para melhorar toda a rede. Em seguida, foi feita a substituição da tubulação por uma nova, sendo esta de 150 mm. Ao término dos serviços, a rede de esgoto voltou a funcionar normalmente.
É bom lembrar que em tempos de Covid-19, muitas pessoas ficam em casa, obedecendo as orientações dos especialistas em saúde. Com isso, o consumo de água tem aumentado bastante. A EMASA solicita a todos o uso racional da água. Por exemplo, para evitar lavar as calçadas e os veículos, evitar o uso de mangueiras. É importante que que seja evitado todo tipo de desperdício de água, este bem tão precioso da natureza.
Adicionar comentário